Confira as vantagens da energia solar fotovoltaica

O do uso de painéis fotovoltaicos vem crescendo em todo o mundo. Separamos algumas vantagens para você mudar o sistema de produção de energia da sua casa ou empreendimento.

O mundo evolui rapidamente a nível tecnológico. Nos últimos anos, as energias renováveis têm se destacado como solução para alguns problemas de poluição do meio ambiente e sustentabilidade. A energia solar é a mais importante delas, os painéis fotovoltaicos são feitos de materiais semicondutores à base de silício, e quando recebem radiação solar, liberam elétrons, gerando energia.

Desde 2012, existe uma regulamentação no Brasil, feita pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre o uso da energia solar. Quando uma residência instala painéis fotovoltaicos, é preciso que um engenheiro eletricista vá até a distribuidora energética da sua região e faça o cadastro da residência no banco de registros de casas e empresas que possuem energia solar. Após esse registro, a companhia estará apta a oferecer os créditos, que simbolizam descontos significativos na conta de luz todos os meses. Mas o que são esses créditos? Basicamente é o que sobra do que o seu sistema produz e você não utiliza. A conta de luz acaba ficando mais barata, porque você paga a diferença entre a energia gerada e a energia consumida. A conta pode ficar entre 50% a 95% mais barata.

Mesmo sendo tão vantajosa, várias pessoas não sabem como possuir painéis solares na sua residência, escritório, comércio ou indústria. Separamos algumas vantagens do uso desse modelo de energia. Confira a seguir:

 

Sustentabilidade: essa é uma das principais vantagens, já que a energia solar não emite dióxido de carbono, ou seja, não polui o meio ambiente, e consequentemente diminui no impacto negativo das mudanças climáticas e do efeito estufa.

Modular: o sistema pode ter diversos tamanhos e é instalado em vários lugares, inclusive naqueles locais em que a energia hidrelétrica, a mais consumida no Brasil, não chega, como os com grande dificuldades para instalação de torres e cabos.

Manutenção: os painéis solares fotovoltaicos duram, em média, 25 anos, com apenas uma manutenção por ano, já que as peças não sofrem muitos desgastes mecânicos por serem fixas.

Economia: por ser uma fonte inesgotável de energia, a utilização da luz solar para produção da energia elétrica é uma solução inteligente quando se trata de redução de custos. As residências, comércios ou indústrias se tormam auto suficiente, e o proprietário reduz a compra de energia hidrelétrica, podendo, ainda, acumular créditos junto a concessionária. Além disso, considerando sua vida útil e a baixa manutenção necessária, os painéis solares, mesmo que caros para a instalação, são as melhores opções pensando a longo prazo. A luz do sol é gratuita, ou seja, ao longo dos anos, fazendo uma comparação entre a conta da energia hidrelétrica com a energia solar, a segunda opção é a mais econômica.

Renovável: mesmo quando os dias estão nublados ou chuvosos, ou à noite, quando o sistema não produz energia, sabemos que o sol vai voltar a aparecer e a produção de energia vai voltar a acontecer. Dos recursos renováveis, como energia eólica e hídrica, a solar é a mais consistente e previsível.

Facilidade na instalação e pouco barulho: os painéis são mais fáceis de instalar do que um ar condicionado e o sistema é totalmente silencioso.

Produção de energia no Brasil: por ser um país tropical, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Mesmo em locais mais frios e nebulosos, como em Curitiba, a capacidade do sistema não é afetada, já que a produção gerada é armazenada em uma espécie de depósito para os dias frios e para a noite. Se o sistema estiver conectado com o convencional (energia hidrelétrica), os painéis voltam a produzir assim que o sol aparecer novamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *