29 de maio: uma data para refletir a sustentabilidade

Métodos de captação energia de maneira sustentável garantem o futuro saudável do planeta

No dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Energia, então, nada melhor do que falar sobre algumas das tecnologias que, ao longo dos anos, evoluem para tornar o planeta um lugar sustentável. Dentre os meios de captação de energia, os painéis fotovoltaicos são os que mais destacam, já que o índice de poluição é nulo e a cada ano o processo é aprimorado, tornando cada vez mais comum a escolha pela energia solar.

No começo do ano, o Brasil ultrapassou a marca de 1 GW operacionais em território nacional, colocando o país entre as 30 principais nações quando o assunto é energia solar.

Apesar do valor elevado, de 2015 para cá o investimento na geração de energia sustentável fica cada vez mais acessível – nos últimos 10 anos o valor para aplicação na energia solar teve uma redução de mais de 75%, estimulado pelo aumento no preço da energia elétrica. Estima-se que o investimento no sistema solar fotovoltaico retorne entre 5 e 7 anos, tempo que pode diminuir com os valores cada vez menores.

De olho na energia solar

Pouca gente sabe, mas a vantagem dos painéis fotovoltaicos não está apenas na sustentabilidade, mas também na economia na conta de luz, que pode ficar de 50% a 95% mais barata, facilidade de manutenção e durabilidade dos produtos, uma vez que os painéis resistem até 20 anos antes de apresentar alguma falha.

Por ser tropical, o Brasil é um dos melhores países para se investir nesse tipo de energia, já que praticamente em todo território nacional a captação é viável, inclusive em lugares onde o clima predominante é o nublado, como por exemplo, Curitiba.

Dados da Anatel mostraram que em 2016 o número de microgeradores cresceu 407% em relação ao ano anterior – em sua maioria para obras residenciais – impulsionadas por programas do governo que buscam facilitar e baratear o custo do material utilizado.

Em Curitiba, empresas como a Ribeiro Solar, no mercado desde 2015, buscam garantir que o futuro do planeta seja totalmente sustentável, trabalhando com geradores fotovoltaicos, inversores solares, cabo solar, proteções contra descarga atmosférica e estrutura para fixação dos módulos. “Estamos apenas no início de uma tecnologia que já é consolidada mundialmente. O solar tem um potencial infindável”, explica Liciany Ribeiro, fundadora da marca.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *